A Madri revolucionaria dentre o lixo inconveniente
Invenção espanhola demonstra habilidade de convergência no âmbito da conservação ambiental.

Sustentabilidade vem sendo tema prioritário nos mais variados pólos econômicos. De fato, tal preocupação tem fundamento licito quando, por sua vez, o pano de fundo de toda orla publica incita a ordem social e o desenvolvimento de políticas cuja eficiência tome proporções agregadas a qualidade e bem estar a longo prazo.
O Brasil se destaca em alguns demasiados setores de coleta seletiva, em pauta a reciclagem de garrafas PET, realidade propagada a maioria dos estados brasileiros.
Mas nesse momento é valido salientar e parabenizar o trabalho que vem se desenvolvendo na Espanha, mais especificamente em Madri (capital).
Trata-se do coletor automático. O sistema é instalado dentro de edifícios, instituições publicas e ainda nas ruas como já ocorre em bairros de cidades tais como.: Barcelona, Tarrasa, Vitória, Burgos e Mollerusa. Fisicamente lembra uma cabine telefônica e funciona da seguinte forma.:
“O lixo é levado automaticamente por meio de uma rede de tubulações subterrâneas até uma central à velocidade de 60 quilômetros por hora, impulsionado por uma forte corrente de ar. Essas centrais têm um sistema pelo qual o ar impulsor é filtrado antes de sair limpo para a atmosfera e o lixo é automaticamente separado antes de ser retirado e enviado aos seus respectivos destinos de reciclagem”. (agetec)
O diferencial aqui é que o residente não precisa se preocupar em deslocar-se com o lixo ate a lixeira mais próxima proliferando sujeira e odores. Outra vantagem é a substituição dos caminhões que circulavam pelas cidades, quando não pela madrugada durante todo o dia gerando imenso barulho incomodo.
O projeto já possui o alcance de 55 localidades e o governo ambiciona instalar brevemente o sistema no aeroporto de Barcelona que recebe cerca de 35 milhões de passageiros ano.

Definição de Desenvolvimento sustentável aprovada em 1988 pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e o Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas em 1983.

Fonte de pesquisa
www.agetec.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas